Algumas das principais praças da região central da cidade do Crato estão isoladas devido obras de requalificação, realizadas pelo Governo do Estado do Ceará em parceria com o município. O centro histórico, que já havia passado por grande revitalização entre os anos de 2011 e 2012, recebe novas obras para remodelar o paisagismo e arborização do espaço público.
Iniciados os trabalhos na última semana, as Praças da Sé, Alexandre Arraes (Bicentenário) e Antônio Esmeraldo (Pimenta), já recebem troca do atual piso em tijolos intertravados e recuperação dos equipamentos de atividades físicas e lazer. Segundo o secretário de Infraestrutura do município, que acompanha as obras junto ao governo, as obras vêm para requalificar equipamentos de grande uso da população cratense, relembrando a alta funcionalidade de outras obras instaladas recentemente como a Encosta do Seminário e a Areninha do Crato.
Orçada em cerca de R$ 860 mil, o projeto conta com execução da secretaria estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, junto à Seinfra, com prazo de conclusão em 180 dias. O secretário de Meio Ambiente, Brito Júnior, adiantou ainda que logo após a conclusão da substituição do piso antigo será iniciada a rearborização dos três ambientes, com reorganização e inclusão de novas espécimes.
A Seinfra inicia a primeira etapa do projeto, que visa recuperar mais de 50 praças nos centros urbanos de todo o Estado. Segundo o responsável pela pasta, novas etapas aguardam por recursos e autorização de licitações.