As chapas vencedoras nas eleições suplementares realizadas na noite desse domingo, dia 03, tomarão posse no dia 12 de junho. A informação é do juiz titular da 53ª Zona Eleitoral, Eric Tavares. Conforme destacou, a diplomação pode até ocorrer antes dessa data, de acordo com a celeridade dos candidatos para entregar os documentos necessários para prestação de contas do processo eleitoral.
Em Santana do Cariri, o prefeito eleito, Pedro Henrique (MDB), obteve 5.004 (54,08%) dos votos, contra 4,989 (49,92%). Nulos e brancos somaram 519 (4,94%) votos. Se três das pessoas que foram as urnas e votaram em nulo ou branco tivessem optado pelo candidato derrotado em Santana do Cariri, a eleição teria um desfecho diferente.
Em entrevista ao site Badalo, o juiz eleitoral Eric Tavares disse que essa foi uma das eleições mais tranquilas que ele já acompanhou. Para esse resultado foi montado uma força tarefa de seguranças que envolveu as Policias, Civil, Federal e Militar, com 20 homens da PM se revezando desde o sábado até a segunda-feira, 04.
No campo político, o prefeito eleito, Pedro Henrique, deve ficar com a maioria na Câmara. Dos 11 parlamentares, seis devem acompanhar o novo gestor, incluindo o presidente, Presidente da Mesa Diretora Gildo Lopes (MDB).