A ‘Operação Semana Santa’ 2018 iniciará nesta quinta-feira (29) se estenderá até o dia 02 de abril. A ação será coordenada pelo 2º Batalhão da Polícia Militar é responsável pela segurança pública de 25 municípios da Região do Cariri, área que correspondente a Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).
Nos últimos meses, duas grandes operações já foram desencadeadas na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), sendo a “Operação Carnaval”, em fevereiro, seguida pela “Operação Quaresma”, realizada entre 14 de fevereiro a 24 de março.
Segundo dados estatísticos produzidos pelo 2º BPM, a Operação Quaresma teve resultados expressivos em relação à apreensão de armas de fogo. Um total de 45 armas foi retirado de circulação nesse período. Além disso, a Polícia Militar cumpriu 20 mandados de prisão em aberto, recuperou 42 veículos com registro de furto/roubo e registrou 52 atos infracionais/prisões por tráfico de drogas. As ações ainda resultaram na apreensão de 13,8kg de entorpecentes, entre maconha, cocaína e crack.
A Polícia Militar ainda registrou queda nos índices de homicídios e roubos. No período da quaresma de 2017, que ocorreu entre os dias 01 de março e 13 de abril, foram registrados 48 homicídios e 303 roubos. Na Operação Quaresma de 2018, foram registrados 28 homicídios e 216 roubos, ou seja, reduções de 41% em relação aos crimes contra a vida e 28% em relação aos crimes contra o patrimônio.
De acordo com o comandante do 2º BPM, Major Luciano Rodrigues de Oliveira, os objetivos e as estratégias de ação adotadas pelo policiamento ostensivo se modificam a cada operação. “Analisamos as particularidades de cada período do ano para dinamizar o trabalho policial da melhor forma possível e alcançar bons resultados para a segurança pública”, destaca o oficial.