segunda-feira, 20 de maio de 2024

Polícia Civil captura homem investigado por estupro em Abaiara

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 40 anos, por estupro. A captura aconteceu nesta terça-feira (9), no município de Abaiara – Área Integrada de Segurança Pública 19 (AIS 19) do Ceará. A ação faz parte da operação “Caminhos Seguros”, que é realizada pelas Forças de Segurança do Ceará, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além do apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

As investigações iniciaram após denúncias de que o suspeito, que é padrasto da vítima, cometia os abusos sexuais desde 2022. O crime ocorria quando a genitora da vítima saía de casa. Com o mandado de prisão em mãos, equipes da Delegacia Regional de Brejo Santo e da Delegacia Municipal de Milagres, ambas unidades da PC-CE, identificaram a localização do suspeito e cumpriram o mandado de prisão. O suspeito foi colocado à disposição da Justiça.

Operação Caminhos Seguros

Com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) atua na “Caminhos Seguros”, que consiste em ações educativas, preventivas e repressivas. A operação, realizada em todo o país, é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

No Ceará, a ação é desenvolvida com a Coordenadoria de Planejamento Operacional e Logística (Copol/SSPDS) realizada de forma integrada com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de forças amigas como Polícia Rodoviária Federal (PRF), prefeituras e conselhos tutelares. Durante a ofensiva, também são realizados trabalhos educativos.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181, Disque-Denúncia da SSPDS, ou do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS).

As informações podem ser repassadas, ainda, por meio dos números, e do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e do 191, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O sigilo e o anonimato são garantidos.

Outros Posts