terça-feira, 23 de abril de 2024

PMCE resgata cobra caninana que estava no telhado de uma residência no Crato

Uma composição do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da PMCE, foi acionada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para realizar o resgate de uma serpente. Na ocasião, o animal foi encontrado na parte interna do telhado de uma residência, no bairro Vila Santo Antônio.

O animal não é peçonhento e não apresenta perigo aos humanos. A serpente é conhecida por ser a mais veloz do Brasil e quando se sente ameaçada infla o pescoço para parecer maior. A serpente foi capturada de forma segura pelos policiais militares e em seguida encaminhada à ONG Biodiverse, parceira da PMCE, que se dedica à reabilitação e à soltura de animais em seus habitats naturais.

Dicas de prevenção de busca e resgate de animais:

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.

Outros Posts