A Pedra do Joelho, na Colina do Horto, é um espaço que produz consciência coletiva a partir dos seus encontros sociais, culturais e afetivos. Nesse sentido, o Complexo Ambiental Caminhos do Horto (CAC Horto), equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), se torna parceiro da Mostra Sesc Cariri de Culturas, realizada pelo Sistema Fecomércio e Bacia Cultural Sócio Biodiversa da Chapada do Araripe como Patrimônio Mundial da Humanidade Unesco, em uma programação especial para somar com essa coletividade. Entre os dias 22 e 24 de agosto, o Polo de Artes Cênicas da Mostra Sesc na Pedra do Joelho receberá apresentações de três espetáculos. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
“Para o CAC Horto é uma alegria imensa ser parceiro na Mostra Sesc Cariri de Culturas 2025. Recebê-la na comunidade do Horto, em um lugar tão simbólico como a Pedra do Joelho, só fortalece o quanto a comunidade é um celeiro cultural, que já sabemos, mas agora está cada mês mais se destacando aos olhos das pessoas”, declarou a coordenadora de Ação Cultural e Produção do equipamento, Duda Alves.
Com o tema Arqueologia Social Inclusiva, a programação na Pedra do joelho inicia na sexta-feira (22/08) com o espetáculo Santos de Casa, da Cia Alysson Amâncio (CE), às 18h. O público presente poderá contemplar essa obra de dança contemporânea inspirada nas danças e manifestações da tradição popular do Cariri cearense. A apresentação propõe uma olhar para esse território multifacetado, com seus encantamentos e agruras.
No sábado (23/08), é a vez do Grupo Teatral Boca de Cena (SE) abrilhantar a Pedra do Joelho com o espetáculo Os Cavaleiros da Triste Figura, também às 18h. A apresentação é livremente inspirada em Dom Quixote de La Mancha e conta uma história que pretende extrapolar a literatura e contaminar toda a realidade circundante, em forma de sonho ou delírio. Nesse Dom Quixote, um grupo de atuadores, em praça pública, insiste em instaurar suas histórias. Desfazendo-se e reinventando-se a cada golpe, permeados por loucuras e delírios, alimentam um desejo excêntrico, cada vez mais desacreditado: transformar o mundo!
O Polo de Artes Cênicas da Mostra Sesc Cariri de Culturas na Pedra do Joelho culmina no domingo (24/08), com o espetáculo Entremeios Poéticos, da Lunar Produções Artísticas e Nipa (CE), às 18h. A apresentação é uma imersão no território poético e criativo das embaixadas e batalhas das Guerreiras de Santa Lúcia (Mestra Lúcia Guerreira), bem como os entremeios Boi e Jaraguá do Reisado São Francisco (Mestre Tico Barbosa), dialogando e transmitindo saberes, bem como a concepção artística que surge da conexão entre o Teatro e os brinquedos populares.
Uma das possibilidades de acesso à Pedra do Joelho é pelo teleférico do CAC Horto, unindo lazer e cultura. Os bondinhos funcionam de quarta-feira a domingo, com bilheteria aberta das 8h30 às 16h30 e embarques realizados das 9h às 16h40. Os ingressos custam R$ 15,00 (meia/ida e volta) e R$ 30,00 (inteira/ida e volta). As entradas podem ser adquiridas presencialmente nas bilheterias ou de forma on-line pelo site ingressos.caminhos horto.idm.org.br. Moradoras e moradores da Comunidade do Horto têm gratuidade garantida mediante cadastro prévio, que deve ser feito na Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, de segunda a sexta-feira. A Pedra do Joelho fica localizada na Comunidade do Horto, na Rua José Arnaldo Bezerra Filho, S/N, Juazeiro do Norte.
Programação do Polo de Artes Cênicas da Mostra Sesc na Pedra do Joelho
22/08 (sexta-feira)
Espetáculo: Santos de Casa, da Cia Alysson Amâncio (CE)
Horário: 18h
Local: Pedra do Joelho
gratuito e aberto ao público
23/08 (sábado)
Espetáculo: Os Cavaleiros da Triste Figura, do Grupo Teatral Boca de Cena (SE)
Horário: 18h
Local: Pedra do Joelho
gratuito e aberto ao público
Data: 24/08 (domingo)
Espetáculo: Entremeios Poéticos, da Lunar Produções Artísticas e Nipa (CE)
Horário: 18h
Local: Pedra do Joelho
gratuito e aberto ao público