A queima das fogueiras, fogos de artifício e bombas juninas são parte importante do São João. No entanto, essa tradição traz alguns perigos, principalmente, para as crianças.
Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), as queimaduras são a quinta causa mais comum de lesões não fatais na infância. Esse tipo de lesão pode causar a desfiguração, incapacidade e hospitalização prolongada dos pequenos.
Walden Bezerra, médico pediatra do Cariri, explica que é preciso ter atenção com as crianças nesse período para que a brincadeira ocorra de maneira segura “tem que ter respeito pela faixa de idade que cada criança pode utilizar os fogos, procurar uma área segura e, na manipulação de partes inflamáveis, sempre contar com a ajuda de um adulto. E se por acaso ocorrer um acidente, é necessário lavar com água em abundância, não colocar pasta de dente, ou aquelas receitinhas caseiras e levar para uma urgência, que o médico da urgência vai saber como lidar melhor com a situação, pois ele tem treinamento adequado para isso”