Os profissionais de saúde dos municípios do CraJuBar participam de treinamento para detecção do câncer infantil. O projeto foi realizado na quinta-feira, dia 24, no auditório da Universidade Leão Sampaio – Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte. A ação é uma parceria da Unileão e Instituto Peter Pan para fortalecer o combate à doença.
O treinamento aprimora os profissionais dos Postos de Saúde da Família dos três munícipios para a detecção da doença de forma precoce e acolhimento especializado para as crianças que já tenham diagnóstico positivo. Para a presidente do Instituto Peter Pan, Olga Freire, a ação é necessária para a região, que está desprovida desse tipo de atendimento especializado.
A parceria garante o treinamento adequado e atenção aos pacientes, em curto prazo. A médio e longo prazo, a expectativa é de investimentos em um centro oncológico para a região, garantindo o atendimento e tratamento para as crianças acometidas. O reitor da universidade, Jaime Romero, destacou que ação é apenas a primeira iniciativa de uma série de ações que a Unileão está projetando.
Jaime declarou ainda, que a Unileão está alugando uma casa em Fortaleza para que as crianças que ainda tenham que ir à capital do estado tenham disponível um equipamento com qualidade e sem custos. “A segunda etapa é conseguir no Cariri um centro de tratamento oncológico pediátrico. Sei que a saúde passa por um momento terrível, mas estamos falando de nossa crianças“, disse o Prof. Jaime Romero.
Para a diretora/presidente do IACC (Instituído de Apoio a Criança com Câncer), Fátima Regina, a iniciativa pode ser o início da redução do sofrimento de muitas famílias na região. A principal ação, conforme destaca, é o diagnóstico precoce, já que essa é a melhor maneira de se obter sucesso no tratamento.
A intenção é alcançar mais de dois mil profissionais no treinamento. Depois dos três municípios do CrajuBar, as demais cidades também devem participar do treinamento para qualificar os agentes de saúde que lidam com o público alvo.