A 17ª Parada do Orgulho LGBTI de Juazeiro do Norte aconteceu, na tarde deste domingo (01). Na edição deste ano, a temática foi voltada à preocupação com a escolha dos representantes da comunidade nas eleições de outubro. “Nossas Vozes, Nosso Voto”, era o tema entoado durante toda a concentração, que ocorreu em frente a Praça da Estação e percorreu as ruas da cidade com trio elétrico.
A estimativa dos organizadores é de que 2 mil pessoas participaram da parada. Até às 18 horas, mais de mil pessoas já se espalhavam pela pela Avenida Carlos Cruz, onde dois trios elétricos tocavam músicas de artistas populares e remixes. As ruas próximas tiveram o trânsito interrompido, incluindo a Avenida Ailton Gomes, que também foi tomada pelo público e reuniu mais pessoas durante o percurso.
“A proposta do evento, principalmente nesse ano, foi o empoderamento do voto da população LGBT, o foco é empoderá-los a votar em pessoas que nos representem nos poderes, pois vivemos um retrocesso no nosso direito. É de extrema importância pedir justiça aos casos de LGBTfobia que acontece no Brasil e no Estado. Somos o país que mais mata e o Ceará registra os maiores casos de violência contra essa população, e se deve pedir justiça”, diz Gabriel França, representante da organização da 17ª Parada do Orgulho LGBT de Juazeiro do Norte.
O evento contou com a banda de música municipal, abrindo os festejos ao orgulho da comunidade LGBTI. Ao mesmo tempo, serviços estavam sendo prestados à comunidade, como atividades de massoterapia, aferimento de pressão e exames de detecção de DST’s. Um grupo de mães de LGBT’s também deram orientações, ofereceram serviços de beleza, e distribuíram preservativos.
As ações de saúde, segundo Gabriel, também foram o foco do evento, que teve a intenção de englobar toda a comunidade na luta. “A questão da saúde também foi nosso foco, o combate das DTS’s e AIDS, uma campanha que acontece não só ao público LGBT, mas para toda população brasileira,” afirmou.