A cidade do Crato celebra nesta quinta-feira, dia 21 de junho, 254 anos desde a sua instalação como Município. Desde o ultimo dia 14, a cidade tem programação voltada para celebrar a data com diversas ações, como inaugurações, feiras, competição ciclística, apresentações artísticas e shows musicais oferecidos aos cratenses e visitantes.
Instituída desde o ano de 1764, ainda como Vila Real, teve como primeiro prefeito, Francisco Gomes de Melo. Mas só foi elevada a categoria de cidade em 17 de outubro de 1853, já que para conquistar esse título, o município tinha que se desenvolver economicamente. Na ordem cronológica, o Crato é a quinta cidade do estado do Ceará, conforme relata o historiador cratense Huberto Cabral.
A fundação do Crato ocorreu por volta do ano de 1740 pelo Frade Capuchinho Italiano, Frei Carlos Maria de Ferrara, no processo de catequização dos índios Cariris e Carius. Dois aldeamentos ocorreram com o processo capitaneado pelo frade, sendo um onde hoje está instalada a Praça da Sé e o segundo no atual Bairro Mirandão.
O Crato foi protagonista em diversas histórias do estado do Ceará e do Brasil. Na luta pela independência Brasileira, Barbara de Alencar e seus filhos José Martiniano de Alencar e Tristão Gonçalves comandaram a revolução pernambucana. Cinco anos antes da independência proclamada por Dom Pedro I, o Crato já havia se declarado independente por Zé Martiniano, por força da revolução.