domingo, 16 de junho de 2024

Outubro Rosa: Juazeiro do Norte realiza exames preventivos gratuitos

O mês do Outubro Rosa, tem como objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e do câncer de colo do útero, visto que a doença é o tipo que mais mata mulheres no mundo. 

O desenvolvimento do câncer de mama se dá por vários fatores como, envelhecimento, consumo de álcool, excesso de peso, exposição a radiação ionizante, e histórico familiar. Por isso as ações de conscientização, não apenas no mês de outubro, mas em todos os doze meses do ano, se fazem importantes e necessárias. 

A cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, pensando nisso, oferece neste mês, mil mamografias para as mulheres que tiverem interesse em realizar os exames. Na Central de Marcações, é possível realizar a marcação do exame de mama, e se orientar sobre o exame do colo de útero. A ação acontece das 7h às 17h, na Rua José Marrocos, 1036, próximo a Secretaria de Saúde.

A periodicidade do exame preventivo de câncer de mama para mulheres entre 50 a 69 anos, é de pelo menos uma vez a cada dois anos. Contudo, é sempre importante se tocar e ficar atento aos sinais como, secreções, caroços elevados, nódulos, veias crescentes, mamas vermelhas e quentes, entre outros sinais, mas no menor dos casos, procurar ajuda.

Outros Posts