quarta-feira, 17 de abril de 2024

Órgãos do Cariri debatem plano de prevenção aos incêndios

Representantes das Defesas Civis de Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, além da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro -AMAJU, se reuniram para montar um plano estratégico de combate e prevenção aos incêndios. O encontro ocorreu na quinta-feira, 5, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Município – Sesp. A iniciativa é pioneira e promoverá ação conjunta dos municípios na atuação contra catástrofes.

Foram apresentadas demandas sobre as recentes queimadas registradas nos municípios e debatidas possíveis alternativas para o problema. Entre as possibilidades estão a oficialização da integração com a Defesa Civil do Estado, estruturação dos órgãos com brigadas municipais e equipamentos, bem como a instalação da Delegacia de Meio Ambiente.

Foi pontuada a ampliação do número de cidades para participação, posteriormente, do Grupo de Trabalho. A ideia inicial é estudar a proposta para a regionalização da Defesa Civil, ampliando as perspectivas das políticas públicas como um trabalho permanente.

O titular da SESP, Cláudio Luz, destacou a iniciativa como uma ação necessária, mas que ainda não havia sido implementada. Com a colaboração intermunicipal dos órgãos, será possível pleitear estruturação junto às esferas superiores.

Para o superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira, é preciso estabelecer e amplificar medidas tanto para promover ações preventivas, quanto para investigar e punir aquele que ateia fogo de forma irresponsável ou criminosa. “A fumaça e os incêndios são problemas coletivos, de saúde pública”, afirma.

Outros Posts