A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP), através da Guarda Civil Municipal (CGM), tem desenvolvido a Operação Romaria, que tem por objetivo prevenir situações de perigo, furtos ou violência durante a festividade religiosa de Nossa Senhora das Candeias. O intuito da operação é garantir a segurança dos munícipes e visitantes da cidade.
A Guarda Civil Municipal conta com equipes de guardas espalhados por vários pontos da cidade, realizando patrulha e fiscalização até às 22 h. Após esse horário, viaturas e motos realizam ronda pela cidade, no intuito de garantir a segurança e evitar situações de risco.
De acordo com o Comandante da GCM, José Claudio Belino, cerca de 100 guardas estão pela cidade neste período, realizando um trabalho em período integral durante a romaria.


Juntamente com a operação, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte, tem atuado de forma intensiva. O departamento conta com equipes divididas por turnos, realizado fiscalização em horário integral.
O Demutran tem posicionado duplas de agentes de trânsito nos horários de pico para trabalhar nos principais cruzamentos do Centro de Juazeiro do Norte.
Na presença do agente de trânsito, suas ordens prevalecem sob as demais sinalizações. De acordo com a Diretora de operações e fiscalização do Departamento, Socorro Loureito, a medida garantiu uma romaria sem grandes transtornos no trânsito, mesmo com a reforma da Praça Padre Cícero. “Como estamos com a Praça Pe. Cícero fechada para reforma, e, consequentemente com a rua São Francisco interditada, colocamos agentes nos cruzamentos da rua do Cruzeiro com a São Pedro e Padre Cícero”, explica.