O governador do Ceará, Camilo Santana, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, estiveram na cidade pernambucana de Salgueiro, nesta sexta-feira (30), para acompanhar os testes de bombeamento da terceira estação elevatória do Eixo Norte, trecho responsável por mandar a água para o Ceará. Durante os testes, o ministro afirmou que até o fim do primeiro trimestre de 2020 a tão esperada água do Velho Chico chega à cidade caririense de Jati.
A EBI-3, visitada nesta sexta-feira, é a maior estação elevatória dos eixos Norte e Leste do Projeto São Francisco. Ao lembrar que o Ceará sofreu nos últimos seis anos com a baixa quantidade de chuvas o governador Camilo Santana ressaltou a importância da obra que vai trazer segurança hídrica ao Estado. “O Castanhão, que é a maior barragem do Estado tem, hoje, pouco mais de 4% do seu volume de água. Para nós é uma alegria ver a água começar a ser bombeada com destino ao nosso Ceará”.


Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, ocorrendo tudo bem com os testes, a água será bombeada normalmente até Jati, ponto de captação para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), empreendimento que abastecerá a Região Metropolitana de Fortaleza.


“A gente sabe da necessidade do Ceará. Por isso temos feito um esforço muito grande para que as águas cheguem a Jati o quanto antes. A transposição é uma vontade e necessidade do povo nordestino”, disse o ministro Gustavo Canuto. “Isso vai mudar a realidade do Nordeste e marca a genialidade humana”, avaliou o ministro.