Na última quarta-feira (4), foi o último dia para tirar, transferir ou revisar o título eleitoral. Faltando 150 dias para as eleições, o Cadastro Nacional de Eleitores é fechado e os Cartórios não conseguem mais fazer alterações nos dados dos eleitores. No entanto, o atendimento ao público na Central de Atendimento do Cartório Eleitoral de Juazeiro do Norte continua acontecendo de forma presencial ou pelo WhatsApp (85) 99236-1627.
E o que ainda pode ser feito?
Os eleitores que têm multa por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais podem, comprovado o pagamento, receber certidão de quitação. Eleitores com títulos cancelados, por revisão de eleitorado ou por ausência a três pleitos consecutivos, não poderão resolver a situação para votar esse ano, mas têm direito a receber uma regularização temporária até a reabertura do cadastro.
E para quem queria transferir seu título eleitoral para outro município dentro da mesma unidade da federação e perdeu o prazo, ainda é possível solicitar o voto em trânsito, desde que esteja com seu título regularizado. A esses eleitores será assegurado o direito de votar para escolher presidente da República, governador, senador, deputado federal e estadual em urnas especialmente instaladas nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. Quem estiver fora da unidade da federação de seu domicílio eleitoral poderá votar em trânsito apenas na eleição para presidente da República. Essas solicitações poderão ser feitas a partir do final do mês de julho e o eleitor deverá indicar em qual cidade estará no dia do pleito.
E quem fez o título net?
Os eleitores que preencheram o requerimento do título net, solicitando novos títulos ou qualquer alteração no cadastro devem aguardar seu processamento, que pode acontecer até meados de junho. Isso porque, só nos primeiros 4 dias de maio, os cartórios de Juazeiro receberam cerca de 3 mil solicitações que estão sendo analisadas para posterior envio ao TSE para processamento.