No primeiro semestre de 2023, Corpo de Bombeiros resgatou 436 pessoas de diversas situações de risco, em todo o Estado do Ceará.
Sobretudo, nos seis primeiros meses do ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará resgatou 111 pessoas com lesão e 325 sem lesão. Ou seja, o número, em relação a 2022, é levemente superior, quando se resgatou 117 pessoas com lesão e 308 sem lesão. Ainda assim, os resgates de 2021 somaram 41 resgates com lesão e 150 sem lesão.
Busca e Resgate Com Lesão
A princípio, nesta terça-feira, 18 de julho, o Corpo de Bombeiros resgatou um adolescente de 14 anos de idade que caiu em um buraco com 7 metros de profundidade, em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).
De acordo com o subtenente Cleumarcio Roque Xavier de Sousa, “o adolescente teve a perna liberada, sendo imobilizado em uma prancha longa que seguiu pelos banzos da escada prolongável estendida até retirarmos do buraco”, esclareceu o comandante do socorro.
Como também, o acidente ocorreu na Rua Manoel Marinho Andrade, no Bairro Alto do Cristo, em Sobral. Bem como, populares informaram que o adolescente estava tentando resgatar uma bola de futebol, quando se desequilibrou e caiu no buraco de uma obra.
Além disso, “o resgate durou cerca de 10 minutos, considerando a descida, a imobilização e a retirada da vítima”, disse o subtenente.
Contudo, após o resgate, este seguiu na ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com escoriações leves, para avaliação intra hospitalar.
Busca e Resgate Sem Lesão
A princípio, os bombeiros militares de Tauá resgataram dois irmãos, de 35 e 51 anos, no serrote Quinamuiú, em Tauá. Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22). Ainda assim, o resgate ocorreu, por volta das 6h40 da manhã deste domingo, 16 de julho, sendo concluído com sucesso por volta das 11h27.
Contudo, os irmãos receberam capacetes e um cinto paraquedista e receberam a descida por cabo guia mas lenta mas com maior segurança. Assim, apesar do susto, os irmãos nada sofreram.
De acordo com o subtenente Paulo César, “os irmãos fizeram uma caminhada até o topo do serrote, mas não conseguiram descer por conta própria e ligaram para o número 193”, informou o comandante do socorro. Ainda assim, um dos irmãos reside em Tauá e o outro é turista de Goiás.
Contudo informaram que passaram horas até conseguirem acionar o Corpo de Bombeiros, pois o local não dava sinal de área no celular. Do mesmo modo, pelo celular, os irmãos receberam orientações de como proceder, de modo a acalmar os mesmos e que permanecessem no local até a chegada do resgate.
Além disso, o local é de difícil acesso, com muitos penhascos e terreno irregular com trilhas inclinadas, com terreno íngreme sem pontos de apoio, pedras soltas e muitos obstáculos ao redor.