quinta-feira, 18 de julho de 2024

MPCE promove 4ª edição do programa “O Sistema de Justiça vai à Escola” em Juazeiro do Norte nesta sexta-feira (26)

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realiza nesta sexta-feira (26/05) a 4ª Edição do evento “O Sistema de Justiça vai à Escola”. A atividade acontecerá das 7h30 às 11h30, na Escola de Ensino Médio Prefeito Antônio Conserva Feitosa, em Juazeiro do Norte. A capacitação é direcionada a estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais e tem como finalidade desmistificar as atividades e funções constitucionais dos órgãos do Sistema de Justiça.

O evento é uma realização do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e da 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte (atuação na Defesa da Educação e Cidadania), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do 1º Núcleo Regional da Escola Superior do MPCE (Unidade Juazeiro do Norte), da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 19) e da Escola de Ensino Médio Prefeito Antônio Conserva Feitosa.

A ideia é, no encontro, desmistificar as atividades dos órgãos de justiça e explicar suas funções constitucionais, através de uma linguagem adequada para o público-alvo. Assim, os estudantes terão acesso a informações sobre seus direitos e deveres e sobre o funcionamento de cada órgão do Sistema de Justiça e de seus operadores, tais como o juiz de Direito, o promotor de Justiça e o defensor público. O evento também terá um momento para debater temas relacionados a armas de fogo, drogas, preconceito, tolerância, bullying e assédio sexual nas escolas.

A 4ª edição do evento “O Sistema de Justiça vai à Escola” terá como presidente de mesa a coordenadora do Crede 19 e professora da rede pública estadual, Marfra Rejanne Martins Pierre. Também estará presente o coordenador do programa, o promotor de Justiça José Carlos Félix da Silva, com atuação de Defesa da Educação em Juazeiro do Norte e coordenador do 1º Núcleo Regional da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará.

As palestras serão ministradas pelo promotor de Justiça Flávio Côrte, com atuação de Defesa da Infância e Juventude em Juazeiro do Norte e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij); o juiz de Direito Péricles Victor Galvão de Oliveira, titular da Vara Única da Infância e Juventude de Juazeiro do Norte; o defensor público George Freitas Gregório da Silva, com atuação no 1º Núcleo de Custódia e Inquéritos de Juazeiro do Norte; a delegada Vanessa Sousa Lomônaco, da Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte.

Outros Posts