terça-feira, 16 de julho de 2024

MP do Ceará em parceria com Museu da Fotografia faz rodízio de exposições no Cariri

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Departamento de Memória Institucional, em parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza, realizará rodízio de exposições fotográficas nas sedes das Promotorias de Justiça de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, desde a última segunda-feira (3/). As mostras são gratuitas e abertas ao público.

As Promotorias de Justiça de Crato receberão a mostra “Ser Humano”, com fotografias dos artistas Gabriel Chaim, Felipe Dana, Maurício Lima, André Liohn, Evandro Teixeira e Juca Martins. A exibição reúne imagens que documentam um mundo em conflito e traz a possibilidade de ver e pensar o tempo que vivemos.

Em Barbalha, as Promotorias de Justiça receberão a mostra de fotografias “Uma Jornada pelo Sertão”, de Benjamin Abrahão, fotógrafo libanês-brasileiro, responsável pelo registro iconográfico do cangaço. O artista apresenta imagens que trazem à tona a beleza áspera da Caatinga, cenário em que o bando de Lampião deixou sua marca permanente na história.

Já a sede das Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte contará com a exibição de obras do Estúdio de Arte Irmãos Vargas, dos irmãos Carlos e Miguel Vargas, peruanos de Arequipa, que abriram seu próprio estúdio em 1912. Os Irmãos Vargas fotografaram pessoas importantes e organizaram exposições para apresentar suas obras. O estúdio deles tornou-se um centro de difusão cultural por onde passavam poetas, escritores, atores e artistas para encontros, debates, recitais e exposições.

A visitação é gratuita e aberta ao público. Em caso de dúvidas ou para solicitar mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Memória Institucional do MP do Ceará, pelo e-mail cultura@mpce.mp.br ou pelo telefone (85) 3452-3731.

Serviço
Exposição Fotográfica Uma Jornada pelo Sertão – Barbalha
Horário de visitação: 8h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Barbalha (Rua Edmundo de Sá Sampaio, N° 231, bairro Centro)

Exposição Fotográfica Ser Humano – Crato
Horário de visitação: 8h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Crato (Av. Perimetral Dom Francisco, nº1030, bairro São Miguel)

Exposição Fotográfica Estúdio de Arte irmãos Vargas – Juazeiro do Norte
Horário de visitação: 8h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte (Rua Oliveira Alves Fontes, nº 145, bairro Lagoa Seca)

Outros Posts