O dia 05 de fevereiro de 2018 é a data que marca o aniversário de 100 anos do Monsenhor Ágio Moreira. Cinquenta desses anos foram dedicados a ensinar música aos filhos de agricultores pobres no distrito de Belmonte, na cidade do Crato. A data está sendo comemorada com festa, mesmo após o encerramento do Festival de Música Cordas Ágio.
Durante a segunda-feira do centenário do Monsenhor Ágio, a região acompanhou uma missa e o lançamento do seu livro, intitulado “A espiritualidade do Padre Cícero”. Além da exposição “Padre do Amor”. O sacerdote também recebeu a Medalha da Abolição, a mais alta honraria do estado do Ceará, por sua dedicação a construção do caráter humano através da música.
O Festival de Música Lírica do Belmonte foi encerrado na noite desse domingo, 4. O evento contou com apresentações de música erudita, música popular, ações de cultura popular e muito mais.
De forma descontraída, o Monsenhor Ágio concedeu entrevista ao repórter Adriano Duarte falando sobre o Festival Cordas Ágio, sua trajetória de vida, a admiração ao Padre Cícero e a construção do livro que acabou de lançar.
Escute aqui a entrevista: