domingo, 26 de maio de 2024

Missão Velha realiza seminário sobre o autismo e regulamenta Lei do acesso ao cartão de identificação

Em incentivo ao acesso de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em alusão ao mês de conscientização do autismo, a Prefeitura Municipal de Missão Velha realiza na próxima sexta-feira (14), às 8h, o auditório do CSU, o seminário , “Autismo: Compreender para Interferir”, que será ministrada pela psicóloga Maria Joelma Ferreira Carlixto.

O momento contará com a participação de profissionais da saúde, educação, assistência social e a população em geral. Na oportunidade, será apresentado a regulamentação, no âmbito do poder executivo municipal, por meio do prefeito, Rosemberg Macedo (Dr. Lorim), a emissão do Cartão de Identificação para pessoas com transtorno do Espetro Autista, conforme disposto na Lei Municipal 431/2018 de 19 de abril de 2018, e instituído pelo Decreto nº 011/2023, de 12 de Abril de 2023.

O prefeito Dr. Lorim esclarece que competirá ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPCD, situado na Secretaria do Trabalho e Assistência Social, a emissão do cartão de identificação. Para a aquisição será necessário foto 3×4, cópia do documento de identificação, cópia do CPF, laudo médico constando o número do CID e grau de intensidade do transtorno, preenchimento de ficha de solicitação na qual constará o oke e telefone do cuidado ou responsável legal.

A iniciativa tem o objetivo de enfatizar e orientar sobre os sintomas mais comuns que incluem, dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos, no sentido de identificar precocemente um autista e assim levá-lo a ter acesso às terapias comportamentais, educacionais e familiares que podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e a aprendizagem.

Outros Posts