O município de Missão Velha, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (20), pelo Ministério do Trabalho, é a cidade que mais gerou empregos formais no Ceará, superando inclusive o índice da capital Fortaleza.
O Estado gerou um total 2.039 vagas no mês de maio, sendo que os setores de construção civil e serviços foram responsáveis por alavancar a oferta de oportunidades nas cidades cearenses. Missão Velha foi o município com maiores ofertas, garantindo 684 postos de trabalho, à frente de Fortaleza, que fechou o mês com 657 empregos formais.
O Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT), aponta o bom desenvolvimento da cidade caririense devido a construção civil relacionada às obras de transposição das águas do Rio São Francisco, que em uma de suas etapas passar pela zona rural do município. O coordenador de Estudos e Análises de Mercado do IDT, Erle Mesquita, avalia que as obras públicas na região tem frequentemente impulsionado os níveis de Missão Velha a se equipararem aos de Fortaleza, visto que desde o ano de 2017 já se identificava esta crescente.
Mesquita analisa que o setor de serviços também se beneficia devido a geração de empregos estar atrelada a diversos segmentos, como turismo e educação, que beneficia outras cidades no entorno das obras. “Esse resultado está muito associado ao processo das cidades (brasileiras), que estão com uma verticalização cada vez mais acentuada. Então, tem tido crescimento da demanda por profissionais da área, seja na comercialização de imóveis ou na administração de condomínios”, diz.