Com o tema Arqueologia Social Inclusiva, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe, de 22 a 24 de agosto, espetáculos, exposição, grupos da tradição, feira comunitária e shows da Mostra Sesc Cariri de Culturas 2025.
Na edição deste ano, a temática reafirma a força do território, a continuidade dos saberes e a celebração da cultura em diversas formas. E tudo isso rodeado pela Chapada Nacional do Araripe, onde o CAMC está localizado, e que contribui para a vivência e o conhecimento sobre a evolução das comunidades.
Na sexta-feira, 22, às 16h, em frente ao CAMC, terá a apresentação do Pau de Fita Sítio Farias, da Banda Cabaçal São Pedro, e dos Penitentes Irmandade da Santa Cruz. Já dentro do Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, acontecerá a abertura da exposição Memorial Imortais – Recortes Esculpidos da Tradição (CE) – Shanadú Ateliê Escola, que celebra, nas esculturas realistas, a riqueza cultural do Ceará, presentes as marcas e expressões que são retratos íntimo da vida desses mestres, suas origens nas brincadeiras, suas lutas diárias para sustentar seus grupos e preservar tradições que atravessam gerações. Mostrando a essência dos mestres Tesouros Vivos do Cariri cearense.
Também na sexta, às 20h, em frente ao Mirante, o artista Ney Alencar leva o show Canta o Kariri. Compositor de várias músicas que retratam a cultura e o jeito de viver do povo da região, Ney tem sua obra marcada por uma forte identidade regional, evidenciando a riqueza cultural e as tradições do interior cearense.
No sábado, as atividades iniciam às 9h, na Vila do Caldas, com o espetáculo Elefante Branco, da Companhia Radixcaos, uma performance experimental que propõe uma reflexão poética sobre a presença e o peso de elementos invisíveis na vida cotidiana. Na parte da tarde, às 16h, em frente ao Mirante, apresentação dos grupos Incelências das Cabeceiras, Penitentes Irmãos da Cruz, e Penitentes Santas Missões.
Na noite do sábado, também em frente ao CAMC, às 20h, a artista Bárbara Gomes leva o show O samba é nosso dom, um projeto que inclui participações especiais, composições autorais e releituras de clássicos do samba, promovendo a democratização da música e valorização da cultura brasileira.
Encerrando a programação da Mostra Sesc de Culturas no Mirante, no domingo, 24, às 9h, a Vila do Caldas recebe o espetáculo Carroça Sonora, com o artista Homem Sonoro, de São Paulo, criado por Zero Beto, uma performance urbana que transforma o cotidiano em palco e a rua em cenário. À tarde, às 16h, em frente ao Mirante, a apresentação dos grupos Capoeira Arte e Tradição, e Maculelê Arte e Tradição.
A noite segue com show dos artistas Vanin & Nicinha – o Casal do Acordeon, às 20h, em frente ao Mirante, que levarão o projeto “Tributo à Sanfona Brasileira”, que tem como objetivo promover a relevância da sanfona na cultura brasileira, incentivar a participação de sanfoneiros, estudantes, pesquisadores e admiradores da música tradicional brasileira.
A Feira Mirarte Caldas de Produtos Orgânicos e Artesanais estará presente nos dias 22, 23 e 24, a partir das 17h, com o potencial comunitário que envolve os saberes e fazeres dos povos de tradição do pé-de-serra.