Conscientização e preservação do meio ambiente. Com essas diretrizes, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promove, no mês de maio, uma programação com ações envolvendo reutilização de materiais, Mirante Itinerante, Feira Mirarte Caldas, e com espetáculo infantil.
Nos dias 07 e 08, o Mirante Itinerante levará a oficina de reutilização de garrafas de vidro long neck, lps e cds, ministrada pela educadora ambiental da SEMA, Marina Fernandes, a diversas localidades. Na quarta, 07, das 8h às 12h, os jovens assistidos pelo Projeto Travessias, localizado no bairro Gisélia Pinheiro, no Crato, receberão a oficina. E na quinta, 08, das 8h às 12h, as mulheres atendidas pelo CRAS Malvinas, e das 13h às 17h, as mulheres atendidas pela Casa da Mulher de Barbalha.
O CAMC, em parceria com o projeto Infância no Mirante, realiza o Programa Pegadas Ecológicas, que acontecerá em dois momentos. Dia 09, às 8h30, com estudantes da escola Maria das Dores Sampaio, e dia 23, às 8h30, com estudantes da escola Maria Alacoque Sampaio. Tendo como subtítulo “Educação Ambiental Lúdica e Interdisciplinar”, a atividade visa apontar a relevância da escola na formação ambiental promovendo ações orientadas que levem a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com relação à proteção ambiental.
Em maio, a Feira Mirarte Caldas de Produtos Orgânicos e Artesanais estará no domingo, dia 11, às 8h, ao lado da escola Bom Jesus, no Caldas, e no dia 17, no Hotel das Fontes, às 18h. Já na sexta, dia 16, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o Mirante Itinerante desembarca no município do Crato. Os jovens assistidos pelo Projeto Travessias, pesquisadores, professores, condutores ambientais, guias de turismo e colaboradores do CAMC poderão visitar o Sítio Fundão, Centro Cultural do Cariri, a sede do Museu Orgânico de Telma Saraiva, o Geopark Araripe e a Vila da Música.
E tem muita música boa também nessa programação. No sábado, dia 17, às 21h30, no Hotel das Fontes, terá show de Guga Brito e Banda, que já dividiu o palco com nomes do reggae nacional, como Maneva, Ponto de Equilíbrio e Edson Gomes, levando muita musicalidade e originalidade.
Na sexta, 23, a partir das 9h, o Centro de Interpretação será palco para o Projeto Miudinho, que apresentará o espetáculo “Ou Isto ou Aquilo”, uma poesia de Cecília Meireles com o grupo Aquas. A atividade será direcionada aos alunos da Escola Bom Jesus, localizada no distrito do Caldas.