O jornal Estado de S.Paulo destacou na manhã deste domingo (18), que o presidente Michel Temer disse, a pelo menos três interlocutores, que está decidido a buscar a reeleição em outubro deste ano.
Segundo o jornal, Temer acha que não há ninguém melhor do que ele para defender seu legado, apesar do alto índice de rejeição apontado nas últimas pesquisas de intenção de voto. O presidente não esconde mais o seu desejo de disputar a reeleição presidencial. Mesmo com os baixos índices de aprovação, 6%, conforme dados do do Instituto Ibope.
Desde que assumiu o governo, Temer se comprometeu com os partidos aliados a não tentar a reeleição em troca da sustentação política. Entretanto, o quadro que havia em 2016 mudou radicalmente, na sua avaliação.
A baixa popularidade popularidade de Temer faz com que vários de seus aliados, dentro do MDB, prefiram que ele cumpra apenas seu mandato até o fim e libere o partido para tomar outros rumos. Em alguns estados, como no Ceará, Alagoas e Goiás, inclusive, o MDB deve fechar alianças regionais com o PT, que hoje representa o principal opositor ao Planalto.
Por enquanto, a decisão de Temer não será anunciada em caráter oficial. “Temer decide disputar a reeleição e avisa aliados”, revela a manchete do Estadão.