Foi celebrado na manhã desta sexta-feira (20), junto as comemorações da Semana do Município, o aniversário de 30 anos da Fundação Memorial Padre Cícero, um dos maiores equipamentos de memória e patrimônio de Juazeiro do Norte.
Inaugurado em julho de 1988, com a presença do então Presidente da República, José Sarney, para ser um ambiente de estudos, pesquisas e palestras sobre o Padre Cícero Romão Batista, hoje o equipamento integra um museu com vários objetos que foram do seu uso pessoal, como vestimentas e louças, além de fotografias e algumas obras de arte da época. Há também uma biblioteca, reunindo as muitas obras de quem escreveu a favor e as poucas dos que pensavam diferente sobre o padre. Além disso, um auditório com capacidade para 400 pessoas.
Uma placa comemorativa dos 30 anos do memorial, com a presença do Prefeito Arnon Bezerra, marcou a solenidade no edifício de arquitetura moderna, localizado no largo do Socorro. Na sequência da programação houve o lançamento do livro e do documentário “Padre Cícero, o filme”, produzidos pelo escritor Raymundo Netto, acerca do longa metragem “Padre Cícero, os Milagres de Juazeiro”, rodado em 1976 por Helder Martins. Houve também um debate com os historiadores Renato Casimiro e Valmir Paiva, em mesa aberta ao público no Memorial Padre Cícero.
O filme “Padre Cícero, os Milagres de Juazeiro”, será exibido à noite, a partir das 18h, no Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste, onde acontecerá uma nova rodada de debates. Também na noite desta sexta-feira, haverá entrega de títulos de cidadania juazeirense em solenidade a ser realizada pela Câmara Municipal, a partir das 18h30, no Memorial Padre Cícero. Toda programação é gratuita.
Será exibido também, em TV aberta e na internet, o documentário “Especial Padre Cícero: O Padrinho de uma Nação”. A iniciativa é da Diocese do Crato em parceria com a Basílica de Nossa Senhora das Dores. Este será exibido nos dias 20, 21 e 22 de julho, em quatro redes de televisão e dois canais de transmissão via internet, onde os horários e a lista de emissoras pode ser acessada no site da Basílica.