segunda-feira, 17 de junho de 2024

Melhorias no abastecimento de água beneficiam mais de 21 mil habitantes em Lavras da Mangabeira e Quitaiús

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) finalizou uma das etapas do projeto de readequação do sistema de abastecimento de água de Lavras da Mangabeira e do distrito de Quitaiús. A operação tem investimento inicial de R$ 630 mil e foi pensada para otimização do tratamento, transporte, distribuição e redução de perdas de água na região. As obras beneficiam mais de 21 mil habitantes.

As melhorias possibilitam um melhor desempenho da adutora de 24km, responsável pelo abastecimento de Lavras da Mangabeira, distrito de Quitaiús e localidade do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). Além disso, também foram instaladas válvulas e ventosas que promovem maior controle da vazão e o equilíbrio da água.

“Com a primeira etapa do projeto entregue, iniciamos a segunda, que consiste no estudo populacional e de vazões para um horizonte de 20 anos. Estamos revisitando as regiões em busca de locações de reservação e conhecimento da área onde será realizada ampliação de rede”, explica Clélia Pinheiro, engenheira da Gerência de Projetos de Engenharia da Cagece.

Ainda no cronograma de obras, a Cagece também irá ampliar a estação de tratamento de água para aumentar a vazão do recurso, além de executar projetos complementares na parte da automação, rede elétrica, e estrutural. O projeto completo tem previsão de entrega para setembro deste ano e prevê outros investimentos.

“Outro diferencial do projeto encontra-se na implantação dos Distritos de Medição e Controle (DMC’s) que vão possibilitar o abastecimento contínuo, o equilíbrio das pressões e a redução de vazamentos no município”, finaliza Renato da Silva, coordenador de operações industriais da Cagece.

Outros investimentos

Desde 2022, a Cagece já investiu cerca de R$ 3 milhões em obras para continuidade e aumento da vazão do abastecimento de Lavras da Mangabeira e Quitaiús, dentre os serviços efetuados estão o reforço da rede de distribuição de água, melhorias na adutora, e aumento da vazão da captação do sistema. As obras beneficiam toda a população da sede do município além do distrito de Quitaiús.

Outros Posts