terça-feira, 21 de maio de 2024

Melhoramento Genético no Crato: bezerros gêmeos evidenciam sucesso do programa

O Programa de Melhoramento Genético, implantado pela Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Sebrae, vivencia um novo estágio com o nascimento de uma geração bovina de maior qualidade e com assistência técnica para acompanhar o rebanho. A mais recente novidade, foi o nascimento dos bezerros geminados, Cosme e Damião, da raça Girolando, nascidos no último dia 31, no Riacho Vermelho, distrito de Santa Fé.

É o primeiro caso desse tipo dentro do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos. Foi uma surpresa para o pecuarista Clinton Andrade. Ele tem 30 cabeças de gado e diz que, através das inseminações artificiais, “já tinha sido agraciado com três fêmeas.” Segundo ele, outras três gestações também estão confirmadas. “Significa prosperidade para nós”, acrescenta.

Atualmente, o Programa de Melhoramento Genético de Bovinos contempla 47 produtores. Foram realizadas 604 inseminações e nasceram 50 bezerros.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, ressalta que o programa fortalece os rebanhos e garante mais qualidade do leite e da carne, impactando o setor da pecuária no município.

“Oferta ainda capacitação técnica e manejo alimentar aos pequenos produtores”, acrescenta.

Outros Posts