Barbalha está pronta para mais uma edição da tradicional Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O município, que abrirá os festejos juninos do país, está tomado por bandeirolas coloridas e adereços espalhados por suas ruas, prédios e praças. Mais de 300 mil pessoas são esperadas durante os 18 dias de festa, que ocorre entre os dias 27 de maio até 13 de junho, data em que se comemora o dia de Santo Antônio.
Dentro da programação, que é bem diversa, tem missa festiva, cavalgada, quermesses, shows de artistas locais, regionais e nacionais. No domingo (27), dia que os festejos são abertos oficialmente, acontece pela manhã a apresentação dos movimentos culturais, e cerca de 80 grupos de tradição popular devem participar. Já durante a tarde, há o Cortejo do Pau da Bandeira, que é um dos momentos mais esperados do evento e reúne milhares de pessoas de diferentes cidades.
A festa é realizada pela Prefeitura Municipal com apoio do Governo Federal, Governo do Estado, emendas parlamentares e empresários. Confira toda a programação da festa na nossa Agenda Cultural.
Segurança
De acordo a Prefeitura Municipal de Barbalha, a segurança durante os festejos de Santo Antônio, em Barbalha, será redobrada e de forma efetiva. Haverá revistas em todas as entradas do Centro Histórico da cidade, uso de câmeras e rondas por equipes do Raio, além da presença do Batalhão de Eventos. Entre policiais militares e segurança privada, 400 homens vão estar a postos.
Trânsito
O Departamento de Trânsito (Demutran) informou que foram traçadas estratégias para que não haja transtornos nas principais vias de acesso aos festejos, principalmente ao Centro Histórico, local de maior concentração popular na Festa do Pau da Bandeira.