O maio laranja é o mês para conscientizar a população sobre o abuso sexual na infância e adolescente. Por isso diversas cidades do Brasil estão lançando campanhas para mostrar à população geral a importância deste debate.
De acordo com o Panorama da Violência Letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de até 19 anos foram assassinados no Brasil. A média foi de sete mil por ano.
No período de 2017 a 2020 e 180 mil jovens sofreram violência sexual com média de 45 mil casos por ano. A consequência desse tipo de episódio traumático são adultos que se sentem extremamente constrangidos e angustiados em diversas situações.
De 17 a 19 de maio, será realizada a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Juazeiro. Após dois anos com ações virtuais, o evento volta a acontecer em formato presencial, com formações profissionais, palestras, exibição de curtas e abordagens em semáforos e bares da cidade com adesivaço e panfletagem alusivas ao tema.
O evento tem sua culminância no dia 18 de maio, data que marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. O objetivo é mobilizar, informar e convocar toda a sociedade para a luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, garantindo o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade, de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Durante a programação ocorrerão palestras em escolas do município, abordagens noturnas com a equipe da Sedest, bem como uma caminhada que marca a resistência e luta contra o abuso. O ato seguirá da Praça Dirceu Figueiredo (Praça da Prefeitura), rumo à Praça Padre Cícero, no dia 18, a partir das 8h.
Outras cidades no Cariri também estarão participando do Maio Laranja, na cidade de Aurora foi realizado o lançamento da campanha ‘ Faça Bonito’ para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.