segunda-feira, 17 de junho de 2024

Lula é eleito Presidente da República com mais de 60 milhões de votos

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é eleito o novo presidente do Brasil. Após 20 anos de sua primeira conquista, Lula volta a vener o pleito de maior governante da nação. Foi a sexta eleição do petista e sua terceira vitória (2002, 2006 e 2022). Lula se torna o primeiro presidente a voltar ao governo, o primeiro a ser eleito por três mandatos e o primeiro a atingir a marca de mais de 60 milhões de votos, com um total de 60.345.999 de votos, que representou 50,90% dos votos válidos.

A vitória no segundo turno veio como no primeiro, de virada. O adversário e candidadto a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), largou na frente, chegou a colocar pouco mais de 700 mil votos a frente de Lula, mas viu a diferença cair e por volta das 18h50, Lula virou e não perdeu mais a ponta. A virada também aconteceu em um dos maiores colégios eleitorais do país, Minas Gerais. Bolsonaro chegou a ter quase 22 mil votos frente, mas teve virada em prol do petista lá também.

No Nordeste, Lula venceu nos nove estados, e a região foi crucial para eleger Lula novamente. Lula chega para seu terceiro mandato com 77anos, e se torna também, o presidente mais idoso a assumir o posto no país.

 

Outros Posts