Na última sexta-feira (8) foi inaugurada a loja do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, localizada na entrada principal do Cariri Garden Shopping. A ação é da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS) e Central de Artesanato do Ceará (Ceart).
Segundo o presidente do Centro de Cultura, Cícero Caetano Rodrigues – Zumbi, a cada semana uma entidade irá passar pelo shopping, junto com o Mestre Noza, sendo o espaço uma oportunidade para os artistas de Juazeiro do Norte e do Cariri. Ele destacou a importância do espaço, que dará maior oportunidade para os artistas de mostrar a sua arte para um público maior, por meio do projeto da Ceart e do Governo Estadual.
O Prefeito Arnon Bezerra destacou a relevância do trabalho dos artesãos de Juazeiro do Norte, com obras expostas em espaços importantes do mundo, como uma peça que chegou a encontrar no Banco Mundial, nos Estados Unidos, de artista juazeirense. Ele ainda destacou a importância do espaço privilegiado, para que os artistas possam expor as suas peças. “É uma oportunidade de fortalecimento da cultura, que irá agregar valor ao trabalho dos artesãos”, disse.
A primeira-dama do Estado, Onélia Leite, que participou da articulação para a instalação da loja, afirmou ser uma porta que se abre para todos os artesãos das mais diversas tipologias. Ela ainda ressaltou que o berço da cultura do Ceará está no Cariri. “A loja ficou num espaço privilegiado, bem na entrada do Cariri Garden Shopping, dando maior visibilidade para o trabalho dos artistas”, afirmou.
Reforma
Está sendo realizada uma reforma do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, em Juazeiro do Norte. Com recursos da ordem de R$ 241.371,24, a reforma contempla a instalação de um Café Cultural e uma área de convivência para os artistas e visitantes.
Os locais onde os artistas realizam suas criações passarão por readequações para que possam oferecer segurança e conforto aos trabalhadores. Também será criado um ambiente adequado para o armazenamento da matéria-prima utilizada pelos artesãos, bem como para armazenar os produtos criados.