Em meio ao centro comercial de Juazeiro do Norte, onde localizam-se lojas que vão desde o varejo às grifes nacionais mais desejadas, encontra-se um aconchegante espaço que vai muito além do comprar ou vestir. A Loja do Beco veio difundir no Cariri as chamadas lojas colaborativas, um modelo de negócio fundamentado nos princípios da economia colaborativa, que cresce significativamente no país.
Nesse tipo de negócio, os produtores comercializam diretamente seus produtos ou serviços em um espaço físico coletivo, sem precisar investir altos recursos em um ponto comercial próprio, o que torna o modelo de negócio atrativo para microempresários e criativos em início de carreira.


Inaugurada no final do mês de fevereiro deste ano com um show aberto ao público, a Loja do Beco nasceu com o propósito de trazer um plano contínuo de loja que não só atraia a um público consumidor diverso, como também aos artistas da região, objetivando difundir as produções criativas caririenses. Os sócios da Loja do Beco são os microempreendedores Ana Beatriz Brasil e Francisco Soares, que já trabalhavam com design e estamparia, e decidiram levar o negócio à frente.
“Não existe um critério grande, a loja colaborativa foca no empreendedor que não tem condição de ter um espaço físico, por conta dos vários empecilhos. Disponibilizamos esse espaço para que artesões, designers, produtores possam gerar economia local”, afirma Beatriz.


Na região já existem feiras colaborativas onde os produtores expõem suas mercadorias na praça pública, como é o caso da Feira Cariri Criativo, realizada mensalmente na cidade do Crato. Entretanto, a Loja do Beco é a primeira iniciativa colaborativa da região a acolher o público em um espaço físico fechado, contemplando toda a diversidade que, anteriormente podia-se encontrar apenas em eventos itinerantes, segundo a proposta dos próprios gestores.
Artigos de decoração, material para skate, roupas, calçados, bijuterias e acessórios pessoais são alguns dos produtos à venda na loja, sejam novos ou usados. O espaço também contempla um brechó, outro tipo de negócio que vem conquistando mercado no Brasil, fortalecendo além do universo da economia compartilhada, o conceito de moda sustentável.
Outro foco da loja, além de acolher seus colaboradores, é funcionar como um local de coworking, onde a estrutura que abriga a loja também funciona como uma oficina para que os artesãos realizem seus trabalhos. Isso inclui desde o espaço para que o designer gráfico estampe sua arte, até o estúdio para sessões de tatuagem e trabalhos artísticos diversos.
Além disso, há também o projeto para realização de oficinas, tanto para orientação de novos negócios, quanto para os processos de produção. Nessas oficinas, os colaboradores conhecerão de forma ampla e atualizada o modelo de negócio colaborativo e também serão orientados na criação de um plano de marketing eficaz para seus produtos.
A Loja do Beco hoje conta, segundo a sócia Beatriz, com cerca de 11 colaboradores que também auxiliam na divulgação do espaço através, principalmente, de ações de marketing nas redes sociais, meio pelo qual os produtos ultrapassam as fronteiras físicas e podem ser vistos mais rapidamente, atraindo mais visitantes e compradores para a loja.
Endereço: Rua da Glória, 167 – Centro – Juazeiro do Norte/CE
Instagram: @lojadobeco
Facebook: Loja do Beco