segunda-feira, 17 de junho de 2024

Lançamento da moeda social carrapato encerra Semana do Meio Ambiente em Crato

O último dia da Semana do Meio Ambiente do Crato contou com duas importantes ações. No último sábado, no Mercado Walter Peixoto, a coordenação do Bem-estar Animal e diversos parceiros do Cariri realizaram conscientização sobre os cuidados e proteção dos animais, bem como ao controle dos pombos.

A Associação Comunitária do Sítio Belorizonte – Carrapato lançou, em parceria e cooperação técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e apoio da Secretaria Municipal de Finanças, o Banco Carrapatense de Sustentabilidade com a moeda social carrapato, no último sábado.

O presidente da associação, Samuel do Nascimento, explicou como vai acontecer a primeira etapa deste projeto que vai promover cuidado com o meio ambiente, por meio da promoção da coleta seletiva e destinação correta dos resíduos, além de renda extra para os moradores e comerciantes locais. “Vamos trabalhar com a coleta do óleo, em parceria com o sabão Juá. Nesse primeiro momento, a gente vai estar recebendo esse óleo. A cada 250ml de óleo usado, ele vai valer 1 carrapato. O pessoal vai juntando esse óleo em suas casas e quando tiver uma quantidade considerável, eles vêm vender para associação. A moeda vai circular justamente nessa feira, que é o objetivo também, de potencializar essa riqueza, e os moradores têm suas produções. Tem comida e vários outros produtos que são dos moradores. Então ela vai circular na feira”, explica.

Outro atrativo é que na feira da localidade, a moeda vai valer metade do produto. “A ideia é incentivar o pessoal a fazer essa coleta do óleo em casa. Então é uma das ideias da gente trabalhar o cuidado com o meio ambiente, o descarte correto do óleo e também a potencialização da economia local com a feira”, finalizou Samuel.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Stephenson Ramalho, destacou a parceria com a Associação e a importância da moeda social para o município. “Hoje estamos lançando um projeto piloto, em uma comunidade muito organizada e participativa, e que poderá ser replicada para todo o município”, comentou.

O lançamento foi acompanhado pelos moradores, secretários do Meio Ambiente, George Borges, da Cultura, Amadeu de Freitas, Finanças e Planejamento, Rildon Salviano, e Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, SAAEC e técnicos da SEMMA, além dos vereadores Alex Saraiva e Thiago Esmeraldo. A equipe da ONG Biodiverse também esteve presente com a Estação Ambiental, mostrando alguns animais silvestres presentes na nossa fauna.

Outros Posts