O município de Juazeiro do Norte se prepara para iniciar a campanha de vacinação contra o vírus influenza A H1N1, que já iniciou em todo o Ceará, depois da confirmação de quatro óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), por contaminação pelo vírus. As vacinas serão distribuídas pelos postos de saúde, clínicas e hospitais, que já estarão disponíveis à população a partir de segunda-feira (23).
Em entrevista ao Badalo, a coordenadora de Imunização do município, Márcia Rejane, explica que já foi a parte logística de distribuição da vacina em todas as unidades de saúde da cidade, e que a partir desta segunda a população poderá estar procurando pela medicação contra o vírus Influenza. “Pedimos que a população não vá toda de uma vez, pois estamos recebendo a vacina por cota, que estará disponível para os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde”, ressalta Márcia.


A coordenadora, ressalta que, as pessoas que tenham alguma doença e necessitem da vacina precisam de recomendação médica. “Orientamos que o paciente procure o médico que o acompanha, já para fazer a prescrição. Ela precisa dizer o motivo e qual a doença que ela tem”, diz.
O Ministério da Saúde, segundo Márcia, determina uma restrição na distribuição da vacina, sendo este o motivo para se dar prioridade aos grupos prioritários. Segundo ela, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte estará recebendo, nesse primeiro momento, aproximadamente 13 mil doses da vacina, divididas para 50 salas de vacina, além de hospitais e clínica.
Ela também garante que todas as unidades, inclusive as descentralizadas, estarão recebendo as doses, e que caso o paciente procure a unidade de saúde mais próxima e não encontre a vacina disponível, estarão sendo distribuídas nas semanas seguintes mais doses.
Dia 12 de abril, dia da mobilização nacional para vacinação contra o vírus A H1N1, as unidades estarão abertas em todo o horário comercial para aqueles que não puderam buscar a medicação durante a semana, garante a diretora de imunização do município.
Os grupos que não são prioritários deverão aguardar o final da campanha para serem vacinados, e é recomendado sempre evitar locais aglomerados, utilizar álcool em gel para higienização e se alimentar, para evitar contaminação.
O município do Crato também inicia a vacinação contra Influenza nesta próxima segunda-feira (23).