Juazeiro do Norte agora conta com a nova Agência Regional do Trabalho, inaugurada na tarde desta quinta-feira, 22, e a primeira Escola do Trabalhador do Brasil. A nova agência está em funcionamento na rua José Marrocos, s/n, vindo atender à crescente demanda da região.
A Agência Regional do Trabalho está equipada para um melhor atendimento do trabalhador nos serviços de emissão de carteira de trabalho, entrada e recursos do seguro desemprego e orientações trabalhistas. A Agência funciona das 7h às 12h e das 13h às 17h e atenderá cerca de 200 trabalhadores por dia.
Escola do Trabalhador
Juntamente com a inauguração da nova Agência, a Superintendência Regional do Trabalho inaugura a 1ª Escola do Trabalhador do Brasil: um espaço físico equipado para que os trabalhadores que não possuem acesso à computadores possam assistir suas aulas com todo o conforto e segurança.
“ A ideia é que possamos construir em cada unidade do Ministério do Trabalho no Ceará, salas para que os trabalhadores concluam seus cursos”, destaca o Superintendente Regional do trabalho, Fábio Zech.
A Escola do Trabalhador é uma plataforma de educação à distância do Ministério do Trabalho que já qualificou 3,3 mil cearenses. No entanto, muitos trabalhadores ainda não sabem como fazer para ter acesso aos cursos. São 24 cursos à distância, divididos em 12 eixos temáticos, focados nas necessidades do mercado de trabalho brasileiro: cursos de informática, inglês, cuidador de idosos, agente de viagens, empreendedorismo, português, espanhol, design gráfico e muito mais.
Os cursos são gratuitos e podem ser acessado de qualquer computador do Brasil no site. Não há pré-requisito para cursá-los e nem escolaridade mínima exigida.
Cada curso dura aproximadamente 40 horas, tempo estimado como necessário para o trabalhador cumprir todas as tarefas. Ainda assim, o conteúdo fica disponível por dois meses. Ao final de cada curso, os trabalhadores precisam passar por uma avaliação para receber o certificado de conclusão. O documento é emitido pela Universidade de Brasília (UnB), instituição responsável pela elaboração dos cursos.