Como parte da programação pelos 114 anos de sua emancipação política, Juazeiro do Norte inaugurou seu Meliponário Escola, nessa segunda-feira,21, em solenidade que reuniu autoridades e convidados. O meliponário funcionará no estacionamento da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo.
O projeto foi idealizado pelo titular da Segurança Pública, Cláudio Luz, na perspectiva da criação de abelhas nativas sem ferrão com foco na educação ambiental e preservação do meio ambiente. São abelhas tipo Jandaíra Canudo, Jataí, Marmelada e Jati, dentre mais de 200 espécies bastante conhecidas em todo o Nordeste brasileiro.
Segundo Cláudio Luz, além de um mel de qualidade e medicinal, elas representam equilíbrio ambiental. Ele pretende disseminar a ideia junto a estabelecimentos de ensino e instituições juazeirenses. “Temos que preservar essas abelhas dentro de um processo de prevenção ambiental, cultivando plantas com flores, oferecendo pólen e néctar para as abelhas”, acrescentou.
Para o secretário, é um passo importante na direção da sustentabilidade e valorização das nossas flora e fauna. Ele explicou que o meliponário vai se constituir num espaço destinado à educação e preservação ambiental, recebendo alunos e projetos escolares.
Durante a inauguração, os convidados tiveram a oportunidade de degustar o famoso mel de Jandaíra, considerada uma das espécies nativas sem ferrão mais valorizadas do Nordeste.