domingo, 03 de março de 2024

Juazeiro do Norte terá primeira sala bilíngue do interior cearense para surdos

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte anunciou nesta quarta-feira, 5, a implantação de sala bilíngue para estudantes surdos matriculados na Rede Municipal de Ensino, a primeira do interior do Ceará. O anúncio foi feito durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, com o objetivo de discutir temáticas relacionadas à comunidade surda.

A sala já estará disponível em agosto próximo, na escola municipal Demóstenes Ratts Barbosa. “É um primeiro passo no caminho da nossa educação bilíngue”, afirmou a assessora especial de Educação, Lucélia Sampaio. Com base na lei 14.191/2003, a sala irá contemplar crianças da Educação Infantil (4 e 5 anos) e o primeiro ciclo de alfabetização (1°, 2° e 3° anos do Fundamental). A sala consiste no uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira língua e em português escrito como segunda língua.

Na oportunidade, várias instituições que representam a comunidade surda da região, presentes ao evento, receberam informações sobre os encaminhamentos, ações e atividades que a Secretaria vem realizando, buscando atender as demandas. Também mereceram destaque os diálogos constantes com segmentos afins para discutir a proposta pedagógica da Educação bilíngue.

Outros Posts