terça-feira, 23 de abril de 2024

Juazeiro do Norte: Sesau alerta sobre caso suspeito para raiva animal

A Secretaria de Saúde de Juazeiro – SESAU, recebeu no Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, na última segunda-feira, 25, um Sagui – popularmente chamado de Soim – capturado pelo Corpo de Bombeiros, no bairro São José, com suspeita de raiva. O animal veio a óbito, antes da realização do exame para confirmação. Mesmo com o ocorrido, a equipe de veterinários do CCZ realizará todos os procedimentos para confirmar ou descartar o caso.

Considerando que o Ceará obteve recentemente um caso positivo de raiva em animais silvestres, a SESAU orienta a população juazeirense a manter distância e não alimentar saguis que venham a aparecer nas redondezas da sua residência. “Lembrando que não é necessário ferir ou matar esses animais, eles são protegidos por uma lei ambiental que proíbe qualquer tipo de violência contra eles. A captura deve ser feita por um órgão competente.”, afirma Nara Hellen, diretora de Vigilância em Saúde. Em caso de agressão por um animal é orientado lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde.

Para conscientizar a população, a equipe da Vigilância em Saúde realizou nesta quarta-feira, 27, um bloqueio no bairro, ofertando vacinação antirrábica para cães e gatos, acima de 3 meses, além de orientações sobre como evitar o vírus da raiva.

Hoje, o município conta com dois pontos fixos de vacinação antirrábica, o Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Tenente Raimundo Rocha – Lagoa Seca, e a Base de Ultra Baixo Volume do Estado (UBV), na rua Odilon Gomes, 379 – Tiradentes. Os atendimentos são realizados das 07h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Outros Posts