quarta-feira, 19 de junho de 2024

Juazeiro do Norte: Seduc dialoga com comunidade surda sobre Educação Bilíngue

Em constante diálogo com a comunidade surda, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte esteve reunida na última sexta-feira, 30, com representantes da comunidade surda. Estiveram presentes a Associação dos Profissionais Tradutores/Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais da Região Metropolitana do Cariri – APILSMC, do Instituto Transformar – INTRA CARIRI, da Universidade Federal do Cariri – UFCA e da Associação de Surdos de Juazeiro do Norte – ASJUA. O encontro aconteceu na sede da Seduc, junto ao setor de Educação Inclusiva.

Na ocasião, foram discutidos pontos relacionados à proposta pedagógica da Educação Bilíngue para surdo, no Município. A Seduc articula, ainda, a implantação da primeira sala com este objetivo, visando o atendimento para pessoas com deficiência auditiva, do município.

Além disso, a pasta está em constante acompanhamento junto ao Ministério da Educação e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, sobre a viabilização e implementação da Escola Bilíngue.

Atualmente, Juazeiro do Norte tem cerca de 27 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, com deficiência auditiva. Para a instalação da escola, uma série de critérios técnicos são avaliados. Todo o material burocrático foi realizado e continua em tramitação.

Outros Posts