domingo, 16 de junho de 2024

Juazeiro do Norte realiza entrega de carteiras para pessoas do espectro autista

Em ato simbólico ocorrido no Vapt Vupt nesta terça-feira, 18, o Município de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho – SEDEST, realizou a entrega das carteirinhas para as pessoas do espectro autista. A criação desta carteirinha foi viabilizada pelo Decreto N° 834/2023, assinado pelo Prefeito Glêdson Bezerra.

A responsável pelo Setor da SEDEST no Vapt Vupt, a Psicóloga Powllyanna Mota, falou da política pública. “A gestão teve um olhar sensível que foi manifestado diante do Decreto Municipal. De acordo com a Lei, a carteira deverá ser expedida pelos órgãos estaduais, distritais e municipais, que executam a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, garantindo o direito à atenção integral, atendimento e prioridade aos serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social”, explica.

O momento também foi celebrado pela senhora Consiana Bezerra, dona de casa e mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista. “Essa carteirinha vai ser muito boa, porque vai dar visibilidade pra gente, vai dar segurança e conforto ao atendimento do meu filho, em qualquer espaço”.

A solenidade de entrega também contou com a participação do Prefeito Glêdson Bezerra. O Gestor comentou acerca dos benefícios promovidos pela carteirinha. “É uma garantia de direitos. Muitas vezes, em órgãos públicos ou privados, ainda não há a devida compreensão das características próprias das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. E a carteirinha vem trazer mais essa possibilidade do exercício do direito, da cidadania, com dignidade para essas pessoas e fazer a sociedade buscar se informar, cada vez mais, sobre o tema”, destacou o Prefeito.

Para solicitar o documento, basta o interessado ou tutor responsável, fazer o agendamento prévio através do site do Vapt Vupt e apresentar o relatório médico com indicação do CID, além do RG ou Certidão de Nascimento, CPF, tipo sanguíneo, comprovante de endereço, número de telefone e duas fotos 3×4. A documentação deve ser apresentada no atendimento, em forma original e xerox.

Outros Posts