sábado, 24 de fevereiro de 2024

Juazeiro do Norte realiza ações contínuas para combater o Aedes Aegypti

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica, realiza a busca ativa de notificações de arboviroses em todas as unidades de saúde. A diretora da Vigilância em Saúde, Nara Hellen, explica que o município também realiza o monitoramento viral dos exames laboratoriais mediante as notificações.

“São repassados para o Núcleo de Endemias, os casos confirmados para que seja realizado bloqueio no local do foco, assim como realiza a investigação de óbitos suspeitos dessas arboviroses”, afirmou Nara.

Além disso, a Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Endemias faz, diariamente, o trabalho preventivo, com orientações à população nas residências e estabelecimentos comerciais. O período chuvoso exige maiores cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “A orientação fundamental para reduzir e evitar a proliferação é não deixar água acumulada em recipientes nos quintais”, lembra Nara Hellen.

Materiais como pneus velhos, caixas d’água, garrafas, vasos de plantas e também recipientes jogados em lixo descoberto precisam ser vistos, diariamente, para evitar potenciais criadouros.

Outros Posts