quarta-feira, 17 de abril de 2024

Juazeiro do Norte realiza 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Em uma parceria firmada entre o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Juazeiro do Norte – CONSEA e a Prefeitura, foi promovida a 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município. O evento foi realizado na quarta-feira (9), no auditório da Faculdade UniNassau – Campus São Miguel.

Os 150 participantes, entre membros da sociedade civil, de movimentos sociais e do governo, debateram os temas propostos do evento. A Conferência Magna abordou o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, e foi conduzida pela professora e palestrante Dra. Elida Rocha. A Conferência frisou os três principais eixos de debate do evento: Determinantes estruturais e macro desafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional, Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas mantenedoras do direito humano à alimentação adequada, e Democracia, participação e controle social.

A diretora da Segurança Alimentar de Juazeiro, Irevânia Nascimento, destacou o propósito da Conferência como essencial para o desenvolvimento das políticas públicas do município que visam a erradicação da fome.

O presidente do CONSEA, Mateus Quintans da Silva, discorreu sobre os resultados dos debates e a expectativa para aplicação do que foi proposto. “Essa Conferência teve como objetivo trazer a participação popular para a tomada de decisões e políticas públicas voltadas para a questão da segurança alimentar. As discussões sobre os eixos temáticos, definem diretrizes, e serão levadas para a instância estadual todas as deliberações. Vamos divulgar tudo que foi decidido em plenária e nos grupos de trabalho de cada eixo para que a população fique ciente e o poder público saiba os pedidos e recomendações”, conclui.

Outros Posts