terça-feira, 18 de junho de 2024

Juazeiro do Norte reabre Biblioteca Pública Municipal

Com a presença de grande público, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem, de Juazeiro do Norte, foi entregue, totalmente reformada na última sexta-feira (10). O equipamento terá a gestão compartilhada entre as Secretarias de Educação e Cultura do município.

O ambiente estava fechado desde o início de 2019. A Prefeitura iniciou a readequação do equipamento no ano passado, sendo uma das ações desenvolvidas pelo programa municipal-Educa Juazeiro.

O equipamento conta com espaços amplos de leitura, auditório, sala de jogos, laboratório de informática, ambiente infantil, banheiros, além de sala de braille e rampa de acessibilidade.

Apresenta, ainda, cabines individuais de leitura, melhorias na rede elétrica, além da disponibilidade de rede Wi-fi, climatização e instalações de prevenção e combate a incêndio.

O Prefeito Glêdson Bezerra destacou a importância de investir em equipamentos que já existem e são símbolos da cidade. “Hoje estamos fazendo história, devolvendo, à população juazeirense, um equipamento que é referência, abrigo de tantas memórias, com o cuidado de guardar sua origem arquitetônica. Investir em espaços como este, é apoiar e acreditar na aprendizagem contínua. Eles devem ser novamente ocupados por nossa população”, afirmou o gestor.

Pergentina Jardim, secretária de Educação, ressaltou que a biblioteca é um patrimônio cultural e educacional. “Estamos emocionados em entregar o equipamento reestruturado, com um mobiliário adequado para receber todos os públicos. Para a educação juazeirense, a biblioteca abre inúmeras possibilidades. Será um grande incentivo aos alunos da Rede Municipal de Ensino, promovendo um ambiente além da sala de aula”, frisou.

O titular da Cultura, Vandinho Pereira, destacou que Juazeiro está recebendo de volta um espaço de memória afetiva. “E assim vamos continuar fazendo, entregando à população aquilo que é dela e deve estar sendo utilizado da melhor maneira possível”.

O momento contou com a participação de Mário Bem, sobrinho de Dr. Possidônio da Silva Bem, que dá nome ao equipamento, abordando fatos históricos acerca do médico, político e incentivador da educação e da cultura na região.

Emocionada, a bibliotecária Marília Lima, que possui mais de 20 anos de atuação na Biblioteca Pública, ressaltou o trabalho desenvolvido por todos aqueles que acreditaram no espaço, pois é um lugar de estudo, lazer e preservação da memória.

Durante a solenidade, foi realizada a apresentação da Banda Padre Cícero e da Banda Cabaçal Santa Edwiges, além do lançamento do livro “Sertão da Caatinga”, com roteiro e ilustrações de Cosmo Brás. Inicialmente, a biblioteca funcionará de segunda a sexta, de 8h às 12h, com intervalo para almoço, retornando das 13h até às 17h.

 

Outros Posts