domingo, 19 de maio de 2024

Juazeiro do Norte já destinou mais de 648 toneladas de pneus para reciclagem em 3 anos

Mais de 648 toneladas de pneus foram destinadas para fins de reciclagem, em Juazeiro do Norte, nos últimos 3 anos. A iniciativa, coordenada pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju), ocorre por meio da atividade de logística reversa. Somente neste ano, 47,2 toneladas de pneus deixaram de ser descartadas em terrenos baldios, aterro controlado municipal ou outras destinações inadequadas.

No município, a logística reversa opera através de duas frentes principais: a primeira consiste no trabalho de conscientização da população, enquanto a segunda envolve a articulação e cadastramento de borracharias, empresas geradoras de resíduos pneumáticos, além de produtoras, vendedoras e distribuidoras. Ambas as atividades, desenvolvidas pela Amaju, destacam a importância do correto descarte de pneus, os quais devem ser encaminhados para o Ecoponto de Pneus, localizado na Rua Engenheiro José Batista, 416, no bairro Triângulo, para o tratamento adequado.

Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, explica que a organização da cadeia do pneu é uma ação importante, pois, através do correto manejo desses materiais, reduz-se a degradação ambiental e diminuem-se as chances de proliferação do Aedes aegypti, responsável pela Dengue, Zika e Chikungunya. Além disso, Eraldo também afirma que esse trabalho é um atrativo para futuros investimentos no município.

Os pneus, assim como latas, PET e eletrônicos, são materiais que, quando descartados de forma inadequada, geram graves problemas ao meio ambiente e à saúde pública. No entanto, quando manipulados corretamente, podem ser reaproveitados para uma variedade de finalidades. Do Ecoponto de Juazeiro do Norte, os pneus são enviados para Teresina, no Piauí, onde são reaproveitados por meio de trituração, laminação e granulação.

Em média, os pneus levam 600 anos para se decomporem. Por isso, alternativas de reutilização e reciclagem são de suma importância. Através do sistema de reutilização, os pneus podem ser transformados em matéria-prima para a fabricação de gramados sintéticos, tapetes, asfalto, entre outros produtos.

Outros Posts