sábado, 02 de março de 2024

Juazeiro do Norte inicia planejamento para o ato cívico do dia 7 de Setembro

Faltando menos de 90 dias para a realização do ato cívico em alusão ao 7 de Setembro, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte já iniciou, nesta quarta-feira, 7, o planejamento para a realização da Semana da Pátria. Com o tema “20 anos da lei 10.639/2003: construindo uma educação antirracista”, a proposta traz seis abordagens históricas e marcantes para que as escolas trabalhem e façam suas apresentações.

Publicada em janeiro de 2003, a lei tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nos currículos da Educação Básica. Em 2008, a Lei 11.645 buscou trazer o complemento de incluir a história e a cultura de povos indígenas. Os subtemas abordam o bullying e as estratégias de enfrentamento ao racismo no cotidiano escolar, personalidades negras brasileiras, a contribuição afrobrasileira e indígena para a história do Brasil, além das artes e religiosidades de matriz africana, culturas e reliogidades de matriz indígena e ações educativa antirracista em Juazeiro do Norte.

A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destacou que o objetivo dessas primeiras reuniões é dialogar com todas as instituições que participam e, conjuntamente, ajudam a desenhar o momento que celebra a independência do país. “Hoje demos o pontapé inicial no planejamento da Semana da Pátria, que envolve não só o ato cívico do dia 7, mas também os desfiles nos bairros” afirmou.

Assim como em 2022, haverá desfiles cívicos nos bairros, integrando a programação especial da Semana. O cronograma ainda será definido. Outras reuniões também serão convocadas para definir os subtemas com as escolas participantes.

Este primeiro momento contou com a presença de representantes do Gabinete, da Liga de Bandas e Fanfarras, do Tiro de Guerra, do Departamento Municipal de Trânsito, da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e Guarda Civil Metropolitana.

Outros Posts