quarta-feira, 29 de maio de 2024

Juazeiro do Norte inicia coleta seletiva

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte iniciou nessa segunda-feira, 15, o projeto da coleta seletiva de resíduos sólidos secos como plástico, papelão, alumínio e vidro. O Bairro Novo Juazeiro é o ponto de partida da implantação do serviço. A iniciativa ocorre de forma a promover ações de reciclagem em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.

A coleta acontecerá todas as segundas-feiras, a partir das 8h. O trabalho é desenvolvido com dois caminhões, sendo um da empresa que presta serviço de coleta, e o segundo através de parceria com o consórcio de resíduos. O passo seguinte é a estruturação dessa coleta, atendendo aos demais bairros.

Para expansão eficiente do serviço, a Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto atua orientando as pessoas sobre a necessidade de separar o resíduo seco do resíduo molhado. O material recolhido tem valor econômico e social, pois acrescenta renda aos catadores e beneficia suas famílias através da venda desse material.

Em outra fase do projeto, o material orgânico terá como destino a compostagem. Estão sendo desenvolvidas políticas públicas para orgânico, como incentivo à compostagem e implantação de um biodigestor anaeróbico.

Outros Posts