quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Juazeiro do Norte implanta primeira sala de Educação Bilíngue de surdos do interior do Ceará

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte realizou a implantação da primeira sala de Educação Bilíngue de surdos do interior do Ceará. As aulas estão acontecendo na Escola Municipal Ratts Barbosa, no bairro Pirajá. A sala consiste no uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira língua e o Português escrito como segunda língua.

Para os pais de estudantes surdos que desejem matricular seus filhos, basta procurar a unidade escolar para a efetivação da matrícula. Com base na Lei 14.191/2003, a sala é disponibilizada para crianças da Educação Infantil (4 e 5 anos) e o primeiro ciclo de alfabetização (1°, 2°, e 3° anos do Fundamental). A estudante Clebia Ferreira demonstrou alegria em estar no local.

O professor Alex Cassimiro, que também é surdo, explica que é uma satisfação poder participar desta ação pioneira, levando aos estudantes o processo de aprendizado e identificação. Além do docente, a sala conta com uma intérprete, auxiliando na aula e mediando o diálogo com o restante da escola.

A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destaca que é um momento ímpar. “Realizamos esse planejamento junto à comunidade surda para dar esse pontapé inicial. É uma vivência única, e marcará a formação deles e dos que virão”.

Durante o mês de julho, a Seduc, em parceria com a Universidade Federal do Cariri – UFCA, e em constante diálogo com a comunidade surda, reuniu familiares para apresentar a proposta, bem como promoveu a formação de professores para que pudessem atuar na sala bilíngue.

Outros Posts