quarta-feira, 17 de abril de 2024

Juazeiro do Norte e o Cariri são tema do samba enredo da Escola de Samba Unidos de Padre Miguel

No Carnaval de 2024, a Escola de Samba Unidos de Padre Miguel trará o samba enredo com o tema Padre Cícero, uma composição de Cláudio Russo, Thiago Vaz e Cia. O enredo levará à Avenida a história de Crato, Juazeiro do Norte e do Cariri, celebrando assim a influência e legado do Padre Cícero nesses locais.

Com o refrão: “Ciço, o Crato crê no seu destino

Ao ver nascer o Deus menino

A esperança do Sertão”

Chegou o Redentor da Zona Oeste

Traz um tanto do Nordeste

E tem o encanto popular

Em Romaria das Candeias e das Dores”, enaltece a religiosidade e cultura caririense.

O clipe da música traz imagens do nordestino, sua fé, e imagens do Horto, em Juazeiro do Norte.

Padre Cícero Romão Batista nasceu em 24 de março de 1844, no município do Crato. Filho de Joaquina Vicência Romana e Joaquim Romão Batista, desde cedo demonstrou interesse pela vida religiosa. Ordenado padre em 1870 pelo Seminário da Prainha, celebrou pela primeira vez na capela dedicada à Nossa Senhora das Dores, localizada no pequeno povoado então chamado de Joaseiro (hoje Juazeiro do Norte), pertencente ao território da Vila do Crato, em 1871.

Nesse ano, Padre Cícero teve um sonho no qual Jesus apareceu apontando para um grupo de pessoas pobres, necessitadas e desabrigadas que chegavam ao povoado e lhe disse para cuidá-las. Devido a isso, mesmo com os planos de morar com sua família em Fortaleza, ele decidiu permanecer em Joaseiro, onde ficou até sua morte.

Devido aos seus vários feitos em prol da população mais carente, Padre Cícero se tornou uma figura pública de grande prestígio e reconhecido como santo pela maioria de seus devotos e fiéis, que mesmo após sua morte, ocorrida em 1934, continuam a viajar em romaria a Juazeiro do Norte, buscando graças e pagando promessas.

SAMBA CAMPEÃO – UNIDOS DE PADRE MIGUEL

Outros Posts