terça-feira, 23 de abril de 2024

Juazeiro do Norte é destaque nacional na realização de tele-espirometria

Juazeiro do Norte alcançou o 1° lugar, entre os municípios acima de 100 mil habitantes, na realização, em quantidade e qualidade, do exame de espirometria remota. A avaliação é feita entre os municípios vinculados ao Programa de Tele-espirometria do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Ministério da Saúde.

Ao todo, 147 municípios no país fazem parte do projeto. Em Juazeiro do Norte, a realização da espirometria, nesse formato, é feita desde julho de 2022, no PSF 11/79, no bairro São José. No periodo de um ano, 311 solicitações foram realizadas. O exame é responsável por diagnosticar possíveis problemas pneumológicos, medindo a capacidade dos pulmões do paciente.

Para Francimones Rolim, secretária da Pasta, a modalidade é inovadora. “Em 2021 fizemos a adesão, disponibilizamos a profissional, conectividade, filtros e insumos, além do recebimento do equipamento portátil por regime de comodato”, explica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes se dirigem ao PSF, com encaminhamento médico e agendamento através da Central de Marcação, para fazer o teste com uma fisioterapeuta treinada exclusivamente para esta função. Em seguida, os dados obtidos são enviados para a análise médica, com os profissionais da UFMG, e o laudo é por telemedicina. Com o retorno médico, caso haja confirmação de um problema, o tratamento é realizado dentro do município.

Outros Posts