quarta-feira, 29 de maio de 2024

Juazeiro do Norte destina mais de 58 toneladas de pneus para reciclagem

No primeiro quadrimestre de 2024, o município de Juazeiro do Norte já destinou 58,9 toneladas de pneus para reciclagem. Esses resíduos foram encaminhados do Ecoponto da cidade, situado na Rua Engenheiro José Batista, nº 416, Triângulo, para Teresina, no Piauí, onde são reaproveitados por meio de trituração, laminação e granulação.

Fruto dessa iniciativa, coordenada pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju), mais de 600 toneladas de pneus deixaram de ser descartadas em terrenos baldios ou outros locais inadequados nos últimos três anos (2021-2023). No município, essa ação é realizada por meio do programa de logística reversa, que visa a destinação correta dos pneus.

O programa de logística reversa no município opera por meio de duas atividades principais: a primeira consiste na conscientização da população, e a segunda envolve a articulação e o cadastramento de borracharias, empresas geradoras de resíduos pneumáticos, além de fabricantes, vendedores e distribuidores.

Em média, os pneus levam 600 anos para se decompor. Quando descartados de forma irresponsável, esses resíduos se tornam um problema, uma vez que podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela Dengue, Zika e Chikungunya, além de poluir o meio ambiente e causar transtornos à mobilidade urbana, através do desencadeamento de alagamentos e enchentes.

A Amaju destaca que os pneus inservíveis devem ser levados ao Ecoponto da cidade, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 11h30 no turno matutino e das 13h30 às 17h no turno vespertino.

Outros Posts